Dicas para a preparação e organização do novo ano escolar
Tudo pronto para o novo ano escolar? Deixamos algumas sugestões para facilitar o dia-a-dia de toda a família.
Para muitos pais, o ano inicia-se em setembro. Depois das férias de verão, é altura de organizar tudo e preparar mais um ano escolar em cheio! Não esquecendo as crianças que também elas têm de se sentir tranquilas e preparadas!
Nada melhor do que aproveitar este momento para passar mais algum tempo com os seus filhos e planear o novo ano em conjunto. Escolha uma hora e, com calma, conversem sobre o que correu bem e menos bem no ano anterior, estabeleçam novas rotinas e prepararem o plano de ação para iniciar mais um ano cheios de energia.
Se é o primeiro ano é a altura indicada para falar um pouco sobre os novos desafios e responsabilidades.
As crianças devem ser parte integrante e ativa na preparação e na tomada de decisões sobre questões que lhe dizem diretamente respeito. Se ajudarem e se sentirem integradas no planeamento do novo ano escolar tudo será mais fácil, motivador e divertido!
O segredo está no planeamento!
1. Prepare o espaço
Aproveitem esta oportunidade para fazer aquela arrumação ao quarto e ao cantinho de estudo. Separe e arrume brinquedos, livros e outros objetos que não são usados e que devem sair do quarto. Guarde-os noutro local ou ofereça-os a crianças a quem possam ser úteis. Ensine o seu filho a manter o quarto limpo e arrumado.
O espaço de estudo deve ser bonito e tranquilo. O ser humano é muito visual e principalmente as crianças. Se o espaço for tranquilo, simples e confortável, previsivelmente vão conseguir uma maior e melhor concentração e assim alcançar bons resultados.
2. Confira a roupa. As crianças crescem tão depressa que a maior parte da roupa do ano anterior deixa de servir. Aproveite para verificar o estado da roupa e fazer pequenos arranjos. Assim, quando precisar das peças está tudo prontinho. A roupa deve ser separada e arrumada. Prepare uma lista com o que será preciso comprar para a nova estação. Não se esqueça do equipamento para as atividades extracurriculares!
3. Material escolar.
Selecione e organize o que ainda está em condições de ser usado no novo ano escolar e faça uma lista do que vai precisar de comprar. Não se esqueça que no início das aulas os professores entregam uma lista com o material necessário para o ano que inicia. Planeie a ida às compras com o seu filho. As crianças têm o seu próprio gosto e preferências e envolvê-las nas escolhas é uma excelente estratégia para as preparar para o novo ano escolar.
4. Novas atividades
Se está a considerar a inscrição em novas atividades extracurriculares converse com o seu filho, interprete os seus desejos e decidam as atividades em conjunto. Tenha em atenção que, para além das aulas e das atividades extracurriculares, ter tempo livre para brincar todos os dias é fundamental para o harmonioso desenvolvimento infantil.
5. Ajudar as crianças a estudar
O ideal é arrancar o ano a construir os alicerces do futuro, assim é sempre de evitar que o estudo aconteça apenas nas vésperas dos exames ou testes. Se dedicar meia hora do seu dia ao estudo com o seu filho, está a criar uma rotina mais fácil de manter ao longo do ano e que servirá de rampa de lançamento para o estudo individual. Faça perguntas, corrija os TPC.
6. Dia Livre
As crianças passam a maior parte do dia na escola ou no ATL, a fazer o trabalho ou outras atividades ao plano curricular, e muitas vezes não disfrutam do fim de semana pois é necessário fazer os TPC, trabalhos de grupo ou testes. Por isso o ideal é terem um dia por semana, se se adaptar às vossas rotinas familiares onde a criança pode fazer “o que lhe apetecer”.
Criança motivada e feliz = a criança mais produtiva.
7. Façam Jogos
“Estudar é uma seca”: é o que a maioria diz atingindo uma certa idade. Desmistifique esta ideia, criando jogos com a matéria que sai nos testes. O limite é a criatividade e disponibilidade dos pais.
8. Organização e pausas
É importante organizar o horário de estudo, com base nos gostos de cada criança, evitando juntar todas as disciplinas que ele gosta menos, para não tornar o momento aborrecido.
A cada 45 minutos, permita que o seu filho lanche, estique as pernas, converse um bocadinho ou até brinque. As pausas não devem ser demasiado longas, mas são fundamentais para a concentração e o foco, e também para manter o bom humor.
9. Memorização pela escrita
Cada vez mais somos consumidos pela tecnologia, pelos tablets, portáteis, telemóveis e computadores, mas nada melhor que a escrita à mão para entender a matérias e ganhar conhecimento. Escrever, resolver exercícios, fazer sumários, criar problemas e procurar soluções. A escrita à mão é a base de qualquer processo de aquisição de conhecimentos. É a escrita natural por excelência e aquela que, segundo estudos, impulsiona o nosso cérebro a funcionar como uma esponja.
10. Quando tiver o horário das aulas, junte o horário das atividades e faça um plano mensal conjunto. Defina quem vai buscar e levar a criança e afixe o plano num local bem visível para toda a família. Se alguma tarefa calhar aos avós ou a outros familiares faça cópias e distribua (não se esqueça de avisar atempadamente se houver alterações!). Assim, todos sabem o que fazer evitando confusões e incertezas de última hora.
11. Inicie bem o dia. Estabeleça uma rotina para deitar e acordar e respeite-a. Para os pais, é sempre mais fácil acordar um pouco mais cedo e preparar o novo dia com calma. Procure levantar-se 20 minutos mais cedo que o seu filho e estar pronta quando ele acordar. Assim, podem fazer tudo atempadamente, responder a imprevistos, tomar o pequeno-almoço e evitar aquelas correrias que causam grande irritação a pais e filhos logo pela manhã.
12. Por último, mas não menos importante, deixe tudo preparado no dia anterior e habitue o seu filho a fazer o mesmo. Se a roupa estiver pronta e a mochila preparada, é tudo muito mais fácil na manhã do dia seguinte!